domingo, 9 de agosto de 2015

COLÔNIA DO SACRAMENTO

                          COLÔNIA DO SACRAMENTO
                                                          Um pouco da historia

            Aproveitando que, iniciada a colonização da América, a Espanha não considerava o rio da Prata como escoadouros da prata peruana, até o século XVI houve muito comércio clandestino e contrabando de metais preciosos na bacia Platina. Posteriormente, a fim de garantir a cobrança de impostas e os monopólios comerciais a Espanha passou a intervir na administração da Bacia, ressaltando-se que o Tratado de Tordesilhas (1494) havia determinado que referida área pertencia à Espanha.
             Contudo, com o interesse dos portugueses pelo comércio daquela região, e aproveitando que o bispado do Rio de Janeiro estendeu sua jurisdição até o rio da Prata em 1676, os lusitanos  iniciaram os preparativos para a construção de um forte militar em 1678 para servir de depósito comercial e núcleo colonial português na região. Desta forma, em 20 de janeiro de 1680 uma expedição portuguesa, comandada por Manuel Lobo, chegou nas mediações da ilha de São Gabriel e pela esquerda do Rio da Prata, desembarcaram soldados e colonos, fundando-se, assim, a Colônia do Sacramento, com a construção de forte militar e abrigos para a instalação dos colonos e soldados. Porém, a Colônia foi destruída pelos castelhanos em 07 de agosto do mesmo ano.
          A partir daí ocorreram 7( sete) trocas de domínio daquele local entre portugueses e espanhóis, até a retirada definitiva dos portugueses e o controle feito por parte dos espanhóis uruguaios. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...